MóDULO 1 

Drag King Cidão Furacão
Drag King Cidão Furacão

press to zoom
Vanessa Marcelino
Vanessa Marcelino

press to zoom
Drag King Cidão Furacão
Drag King Cidão Furacão

press to zoom
1/2
Brasil
Pri Berttucci
Pri Berttucci

press to zoom
Pri Berttucci
Pri Berttucci

press to zoom
Pri Berttucci
Pri Berttucci

press to zoom
1/2
Brasil
Alline Eubank
Alline Eubank

press to zoom
Drag King Queer Cleber Pantanal
Drag King Queer Cleber Pantanal

press to zoom
Alline Eubank
Alline Eubank

press to zoom
1/2
Brasil
Nad
Nad

press to zoom
Drag King Hugo
Drag King Hugo

press to zoom
Nad
Nad

press to zoom
1/2
México
Claire Rumore
Claire Rumore

press to zoom
Claire Rumore
Claire Rumore

press to zoom
Claire Rumore
Claire Rumore

press to zoom
1/2
Estados Unidos
Eli
Eli

press to zoom
Drag King Lek Piranha
Drag King Lek Piranha

press to zoom
Eli
Eli

press to zoom
1/2
Brasil
Maximiliano
Maximiliano

press to zoom
Drag King Ethan
Drag King Ethan

press to zoom
Maximiliano
Maximiliano

press to zoom
1/2
Chile

Faça sua pré-inscrição

INICIAÇÃO DE CURA E LIBERTAÇÃO 

Apresento-lhes a iniciação de cura e libertação com Cidão Furacão e convidades, propondo através da "Arte Drag King Queer" novas possibilidades de ser e existir, purificando a alma e as ideias a partir da experiência da criação. No entanto, é preciso desconstruir padrões de conhecimentos e crenças limitadoras sobre diversos aspectos da vida humana, para curar e libertar. Trago-lhes a reflexão, para que sejam co-criadores do seu mundo e construam a sua história. Como já dizia meu parça Sócrates: "Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo."

 

Para tanto, com  base na curadoria de seleção de profissionais nacionais e internacionais. Artistas, Pesquisadores e Especialistas "TRANS", "NÃO BINÁRIES" e “QUEERS”, traremos diferentes abordagens culturais, históricos e estéticos. Ativistas pelas causas humanas e seus direitos de pertencimento, o intuito  é fomentar a discussão crítica e a criatividade pratica, sobre as temáticas abaixo:

 

Van Marcelino (pronomes: Ile/dile, ela/dela)Cidão Furacão é o DRAG KING que surgi pela busca pessoal de Van ao questionar as masculinidades tóxicas e as relações de poderes que nos acercam e nos habitam de varias formas dentro do cis-heteropatriarcado (homem branco, cisgênero). Nascido pelo desejo de cura e libertação, encontra nas expressões da arte Drag King Queer novas possibilidades de ser e existir e expõe como nunca antes essa tal masculinidade frágil. Adora mexer a pelves até ralar a capota e costuma bater bolo em tempo integral. E foi observando o movimento drag king que acabou idealizando o festival "MOSTRA INTERNACIONAL DRAG KING QUEER", com a proposta  de ter um espaço seguro para reflexões e questionamentos. O Projeto conta com a parceria do [SSEX BBOX]. É nóis Kings!

CULTURA QUEER

"Queer é a possibilidade de uma existência consciente"

 

Vamos explorar sobre a cultura e os entendimentos sobre o termo QUEER ou KUIR, que tem uma variedade de significados, já foi usado como pejorativo e hoje em dia pode ser utilizado como um adjetivo, um verbo (queering), um substantivo, uma identidade, uma orientação afetivo-sexual e uma identidade de gênero, como na identificação genderqueer: gênero queer.

Pri Bertucci (pronomes: Ile/dile, ele/dele) artista social, educador e pesquisador da área de diversidade a pelo menos 2 décadas, identifica-se como pessoa não-branca, transgênero /nao-binario /gender queer. É CEO da [DIVERSITY BBOX] consultoria especializada em diversidade e equidade; é o fundador do [SSEX BBOX], projeto pioneiro no tema de justiça social que atua em San Francisco, São Paulo, Berlim e Barcelona desde 2011. Cocriador do um pronome de gênero neutro na língua portuguesa ILE/DILE e um maiores  precursores da sigla LGBTQIA+ no Brasil desde 2013. Idealizador e produtor executivo da Marcha do Orgulho Trans de São Paulo, primeira Trans Pride do Brasil. Usa suas habilidades criativas de arte multimídia, abordagem somática e Comunicação Não-Violenta (CNV) para trabalhar com pessoas e organizações em suas comunidades, trazer novas maneiras de pensar e ser, e de propor desafios sociais ao mundo.

 

VESTUÁRIO & EXPRESSÃO DE GÊNERO

Traremos alguns conceitos base sobre os  aspectos socioculturais, políticos e econômicos que refletem no comportamento e tendências da história da moda e na expressão de gênero. A DESCONSTRUÇÃO é a palavra chave desse curso para promovermos a discussão e reflexão sobre essas camadas da pluralidade e singularidade, que existem na interseccionalidade, dentro e fora do eixo patriarcal.

 

Alline D. Eubank (pronome ela/dela) empresária e CEO do  TransEmAção, mulher Trans.

Formada em maquiagem profissional pelo Instituto Paula Souza (2004). Participou do  "Programa Transcidadania"  (criada em 2015, voltada para a elevação educacional ,cidadania e direitos humanos para homens e mulheres Trans e Travestis.). Atualmente trabalho na área de produção de eventos, com uma equipe totalmente experiente e profissional, formada exclusivamente por pessoas Trans e Travestis.

 

HISTÓRIA & CULTURA DRAG

Faremos um passeio pelos antecedentes históricos do drag, tanto em seu início dentro do circo dos freaks, a interpretação de personagens femininos na época de Shakespeare até sua dimensão política e sua conformação como uma expressão cultural dentro de um contexto mainstream e como práticas dissidentes. A história e o desenvolvimento de drag Queen, King e Cuir nos mostram a diversidade de expressões, tanto no Ocidente quanto no contexto latino-americano.

 

 

Nad MA (pronome ele/dele) é originário do CDMX, estudou Geografia Humana na UAM-I e é massoterapeuta na Universidade de Chapingo. Suas linhas são arte / corpo-espaço / gênero. Ele pertence a vários coletivos de artes gráficas em onde colabora com artivistas. Ele ministra workshops sobre consciência corporal, mapeamento coletivo, cuidados com a arte e Drag King. Com a firme convicção de que a realidade pode ser transformada pela arte, participa de diversos projetos onde convergem performance, instalação e produção audiovisual. Da mesma forma, junto com BATAFEMS, A Red King Latinoamericana ministra individualmente conferências, cursos e workshops sobre diversidade sexual e práticas dissidentes.

 

SEXUALIDADE EXPANDIDA

Somos mais do que nossa sexualidade, nosso gênero, nosso condicionamento e nossos corpos.Somos todes uma mistura fluida de energia, criatividade, intenção e experimentação. Neste workshop, veremos nossas identidades sexuais e de gênero através das lentes da cultura, as lentes do subconsciente e as lentes da escolha.  E aprendendo sobre todas essas influências visíveis e invisíveis, vamos determinar o que "sexualidade expandida" significa para nós individualmente.

 

Claire Rumore (pronomes ela/dela) é uma treinadora de relacionamento e educadora sexual baseada em San Francisco, Califórnia. Seu foco está nas interseções de sexualidade, gênero e identidade usando o Tantra e a espiritualidade como ferramentas. Ela é codiretora da Shakti Shiva Academy, uma escola online global de sexualidade consciente. www.ShaktiShiva.Academy 

 

CORPOREIDADES DRAG KING QUEER

Buscando ampliar a percepção acerca de diferentes expressividades de movimento, gestualidades e comportamentos, esta oficina oferece uma mirada acerca das corporeidades de Drag Kings e Queer, além de experimentar códigos e símbolos expressivos de gênero, através da movimentação dançada, para acessar possibilidades de contato com a energia Drag existente em cada corpa. Reconhecendo cada ume como um universo onde diferentes intenções, desejos e vibrações surgem, a medida que se move.

 

ELI (pronome elu/delu , ele/dele) nasceu em Belo Horizonte, é artista da dança, teatro e performance que se interessa pela arte educação. Atua no campo das artes desde 2008 e se graduou em Dança - Licenciatura na UFMG, em 2018. Se apresenta também através de personalidades Drag King e Queer, nas personas de Lek Piranha e Lili Bertas. Figuras que articulam performances e discussões acerca da cena da comicidade, montação e representação. Lek Piranha foi um dos apresentadores convidades para entrevistas realizadas na Mostra Drag King Queer, Latino America. Artista que busca tensionar, através de sua pesquisa, questões sociais, políticas e identitárias que são atravessadas por gênero, raça e saber popular, aspectos que direcionam seu fazer artístico.

MAQUIAGEM

A maquiagem como arte de modificação e identidade, de caracterização e fruição, é um dos passos essenciais para encontrar um rosto único e pessoal para a nossa personagem drag, explorando o nosso próprio rosto, os seus volumes e o que se entende por “masculino ”, De uma perspectiva crítica de gênero. Através deste workshop você irá adquirir as técnicas e conhecimentos básicos que o ajudarão a desenvolver seu personagem King de forma total, desde a base, até pensar nos pêlos faciais e outros detalhes.


Maximiliano Naturali, ou melhor, Ethan Sword (pronome ele/dele) é um designer gráfico especializado em direção de arte e hiperking. Amante de cosplay, caracterizações e drag em geral, sua proposta de drag se inspira no mundo do design, moda, arte e contingência social e cultural. Sua formação em maquiagem passou por diferentes professores ao longo de seu desenvolvimento, além de sua própria exploração.